Buscar
  • Raul Duarte

Saiba como armazenar seus discos de vinil

A maneira como você armazena seus discos de vinil impacta na longevidade de seus álbuns.

O vinil é uma mídia delicada e muito fácil de ser danificada, se você não souber como armazená-la adequadamente. Ambiente, temperatura, umidade e outros fatores contribuem para a saúde e condição de seus LPs.


Onde armazenar seus discos? O local escolhido para deixar sua coleção de discos é essencial para manter seus álbuns. Temperatura O primeiro e mais importante aspecto a considerar é a temperatura ambiente da área. Você deve armazenar discos de vinil em um local fresco - não muito frio, mas não muito quente. Um vinil exposto a altas temperaturas, por longos períodos de tempo, pode ter deformações e outros efeitos prejudiciais. Umidade O segundo aspecto mais importante a considerar, quando se trata de armazenar seus discos de vinil, é o nível de umidade. Alta umidade ou umidade no ar pode causar danos significativos aos seus álbuns ao longo do tempo. Luz Isso é algo que muitas pessoas não pensam, mas também é importante se você quiser manter seus discos nas melhores condições possíveis. A exposição excessiva a luzes brilhantes e luz solar direta pode, com o tempo, danificar seus LPs.


Como armazenar? Depois de escolher um local para armazenar sua coleção de álbuns, você também precisará determinar como vai armazená-los. Existem dois tipos de armazenamento para discos de vinil: armazenamento de curto e longo prazo. Curto Prazo

Para os discos que você ouve ativamente, convém usar uma solução de armazenamento de curto prazo.


Você pode mantê-los em uma prateleira sob o toca-discos e puxá-los para fora à medida que os usa.


Quando em uso consistente, você não precisará ser tão cauteloso com a forma como os armazena. Isto é, desde que você os limpe adequadamente antes e depois do uso e não tenha um grande número de discos na sua estante. Capas de plástico antiestático ajudam a evitar que a poeira se acumule no vinil. Os discos normalmente vêm com uma capa de papel, mas as de plástico são muito superiores. Na verdade, usar capas de papel pode arranhá-los. Evite, se puder, e opte pelo plástico.


Longo Prazo

Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe como armazenar adequadamente suas coleções de vinil a longo prazo. Se eles não forem tocados por um ano ou mais, você terá que encontrar um lugar permanente para deixá-los.



Pressão O erro mais comum que as pessoas cometem ao armazenar discos de vinil é não considerar a pressão que é colocada sobre eles. Um LP normalmente pesa de 120 a 180 gramas. Se você tiver 50 desses em uma prateleira, isso significa muita pressão no último LP. Por um minuto ou dois, isso não será um problema. No entanto, se você estiver guardando discos por um longo tempo, certifique-se de que não haja muita pressão em nenhum deles. Isso pode causar deformação, distorção e uma série de outros problemas.

Prateleiras Devido ao problema de pressão, você deve evitar jogar todos os seus discos em uma caixa qualquer. Em vez disso, opte por algum tipo de solução de prateleiras que caibam cerca de 15 discos encostados uns nos outros, com divisórias. Para diminuir a estática, você pode usar uma prateleira de madeira em vez de uma de metal.

Divisores Se você não puder ter muitas prateleiras para separar seus discos, certifique-se de ter algumas divisórias fortes e resistentes. Você só precisa de uma madeira grossa para colocar entre seus discos para ajudar a sustentá-los. Idealmente, os LPs devem ficar em pé na prateleira. Isso ajudará a diminuir a pressão sobre eles. Limpeza Uma última observação sobre o armazenamento a longo prazo: certifique-se de limpá-los completamente antes de guardá-los.


Depois de todas essas dicas, é hora de colocar a "mão na massa"!!!

Você terá uma coleção super organizada e poderá ouvir discos que nem sequer lembrava que ainda existiam :)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo