Raul Duarte | +55 11 3845 1995 3842 6270| raulduarte@raulduarte.com.br | © 2018 por Raul Duarte

  • facebook

Lutron

A história da Lutron começou no final dos anos 1950 no laboratório improvisado de Joel Spira em Nova York.

Um jovem físico fascinado pela manipulação estética da luz, Spira, requisitou o quarto de hóspedes no apartamento que dividia com sua esposa, Ruth, e começou a inventar um dispositivo de estado sólido que permitisse às pessoas variar a intensidade das luzes em suas vidas.

A ideia era radical. Naquela época, o controle de iluminação era complicado e dispendioso, exigindo reostatos volumosos que consumiam muita energia e geravam uma grande quantidade de calor.

Tudo isso mudou em 1959, quando Spira saiu de seu laboratório com um dimmer de estado sólido que poderia substituir o interruptor de luz em uma caixa de parede residencial padrão.

Em 1961, quando Joel e Ruth Spira incorporaram a Lutron Electronics, eles sabiam que o controle de iluminação poderia contribuir para a sociedade de várias maneiras. Os dimmers eram elegantes e úteis, e permitiam que as pessoas controlassem suas luzes como nunca antes.

Dimmers também eram práticos. Eles economizaram energia. Com os custos de energia já subindo, os Spiras acreditavam que os aspectos de economia de energia da nova invenção assegurariam o apelo de longo prazo dos controles de iluminação.

Eles estavam certos.